segunda-feira, 30 de abril de 2012

Terço em S.Bartolomeu


Na passada sexta feira dia 27 de Abril o grupo de Jovens da Ribeirinha foi desta vez até S.Bartolomeu rezar o terço, pois o grupo de Jovens XTO da S.Bartolomeu organizou a semana do Espirito Santo de 22 a 29 de Abril. 
Primeiramente ouvimos uma palestra bastante esclarecedora que teve como tem "Stress e Depressão" onde nos permitiu esclarecermos algumas das nossas dúvidas bem como ficar-mos a conhecer melhor estes dois assuntos. De seguida foi rezado o terço e depois os jogos que animou a noite, foram muitos e divertidos. Agradecemos ao Grupo de Jovens de S.Bartolomeu pelo serão que nos proporcionaram pois diverti-mo-nos imenso.

Um bem haja a todos*

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Terço em casa da Soraia Ventura



No passado dia 20 de Abril o grupo não saiu da freguesia, dirigiu-se até ao Terreiro das Covas mais propriamente para a casa da Soraia Ventura que nos tinha convidado para animar-mos o terço em casa dela.
O terço iniciou-se  ás 21h, e foi até as 22h30 pois a festa estava no seu auge e todos estavam super divertidos. Depois do terço, ainda houve comida para todos, com os tão famosos e deliciosos moranguinhos da família Ventura, realmente muito bons.
Gostamos imenso do serão na companhia de todos os presentes e esperamos também que tenha sido do agrado de todos.À Soraia( elemento mais recente do grupo) e à sua família o nosso muito obrigado.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Terço nas 5 Ribeiras



No dia 12 o grupo concentrou-se as 19h na sede tendo como destino a freguesia das 5 Ribeiras pois tinha-mos sido convidados para participar no terço que o grupo da mesma freguesia tem rezado ao Espírito Santo. Desta forma fomos até lá, estava um dia bastante chuvoso mas quando lá chegamos o grupo de Jovens das 5 Ribeiras também estava a chegar, então iniciou-se o terço, e depois vários jogos onde durou até perto das 22h30 . Foi realmente muito divertido, o nosso grupo adorou e felicita o grupo das 5 Ribeiras por nos ter proporcionado um belo serão.

Bem hajam a todos *

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Ressurreição: O Propósito e Promessa



"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11:25). A ressurreição de Cristo foi profetizada centenas de anos antes do Seu nascimento milagroso. Ele também profetizou sobre esse evento aos Seus discípulos (apesar deles não terem compreendido no início). Ele é a Ressurreição, assim como centenas de pessoas testemunharam.



O Filho de Deus foi sacrificado a nosso favor com o propósito de expiar os nossos pecados. Quando Jesus ensinou isso ao povo daquela época, muitos acharam que era heresia e ordenaram Sua morte por crucificação, uma forma comum de punição para os transgressores da lei. Ao invés de se defender diante das autoridades, Jesus ficou em silêncio. Por quê? Era o plano divino do Deus Pai, do início dos tempos, que tudo acontecesse assim, para que pudéssemos ter perdão e vida. Era o Seu propósito. 

A ressurreição de Jesus Cristo é um presente de Deus e a realização de Sua promessa. É a base do Cristianismo. Desde a desobediência de Adão no Jardim do Éden, toda a humanidade nasce com uma natureza pecaminosa. O Senhor nos diz que há um preço a ser pago pelo pecado e que o custo é a morte. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).

A vida sem Cristo pode apenas oferecer morte eterna, mas a aceitação de Jesus como o nosso Salvador nos dá vida eterna. Porque a morte eterna não é o que Deus quer para nós, Ele providenciou uma forma de expiação através da crucificação do Seu Filho, Jesus, e da Sua ressurreição.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta Feira Santa



Sexta-Feira Santa é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.


Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, a Sexta Feira Santa é um feriado móvel. Celebra-se entre 22 de Março e 25 de Abril e serve de referência para outras datas, sendo a primeira Sexta feira de lua cheia após o equinócio de Primavera no hemisfério norte, ou o equinócio de Outono, no hemisfério sul, celebrado a 21 de Março.



Na Igreja Católica este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, o período mais importante do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.



Os católicos praticantes fazem jejum e a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.
Na noite de Sexta-Feira Santa a Igreja realiza a Via Sacra, uma oração que tem como objetivo levar os cristãos a meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Santa Ceia do Sr. JESUS CRISTO

Pergunta: "O que é a Quinta-feira Santa?"



"Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, um dia antes da Sexta-Feira da Paixão (a quinta-feira antes da Páscoa). Quinta-feira Santa é o nome dado ao dia em que Jesus celebrou a Páscoa judaica com Seus discípulos, esse evento também é conhecido como a Última Ceia. Dois eventos importantes são o foco da Quinta-Feira Santa.

Em primeiro lugar, Jesus celebrou a Última Ceia com Seus discípulos e assim instituiu a Ceia do Senhor, também chamada de Comunhão (Lucas 22:19-20). Algumas igrejas Cristãs celebram um culto de comunhão especial na Quinta-Feira Santa em memória da Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Em segundo lugar, Jesus lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade e serviço, criando assim um exemplo de que devemos amar e servir um ao outro em humildade (João 13:3-17). Algumas igrejas Cristãs realizam uma cerimônia de lavagem de pés na Quinta-Feira Santa para comemorar Jesus lavando os pés dos Seus discípulos.

A quinta-feira santa também se refere ao comando que Jesus deu aos discípulos na Última Ceia, o de que eles deveriam amar e servir uns aos outros. Devemos celebrar a Quinta-feira Santa? A Bíblia não proíbe nem comanda. É uma coisa boa lembrar-se da Última Ceia e do sacrifício de Jesus a nosso favor. É uma coisa boa lembrar-se do exemplo de humildade do Senhor. No entanto, ao mesmo tempo, devemos evitar os rituais vazios de feriados a menos que sejam verdadeiramente centrados em Deus e no nosso relacionamento com Ele."

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia Mundial da Juventude 2012




"À semelhança dos anos anteriores, a Jornada Mundial da Juventude na ilha Terceira teve o seu ponto alto com a apresentação dos trabalhos nas áreas de dança, música e teatro.

Foram contemplados os grupos de jovens de Santa Rita, São Bartolomeu e Porto Judeu, respectivamente, no total de oito a concurso e duas dezenas presentes na Sociedade Filarmónica Recreio dos Lavradores da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, no dia 1 de Abril último.



Foram sete momentos e um dia inteiro de festa na partilha e divulgação da música e palavra cristã entre as camadas mais jovens da sociedade – a XXVII Jornada Mundial da Juventude na Ilha Terceira decorreu este ano na freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, denominada ao tema “Alegrai-vos Sempre no Senhor (Fl.4.4)”, e reuniu duas dezenas de grupos de jovens locais. 

A apresentação dos trabalhos nas áreas de dança, música e teatro contou com a criatividade dos grupos de Jovens de Santa Rita (dança); Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, São Mateus e Vila Nova (música); e Agualva, Raminho e Porto Judeu (teatro), num total de oito dos quais saíram vencedores Santa Rita, São Bartolomeu e Porto Judeu, sendo o júri constituído pelo Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, o Padre Alexandre Medeiros, e outros três representantes de movimentos e instituições da localidade que acolheu o encontro de carácter cristão. 

O programa contou ainda com a performance musical do Padre Jason Gouveia e a sua banda e, depois, com a entrega de lembranças a todos os grupos de jovens da ilha Terceira pela sua participação no DMJ'12 organizado pelo Grupo de Jovens da Ribeirinha – “Mensageiros da Palavra”. 

Para trás ficou uma cerimónia de homenagem a figuras que marcaram o trabalho e a actividade dos grupos de jovens em diferentes contextos – Wendy Ferreira e Henrique Lima (antigos membros do Grupo de Jovens da Ribeirinha – “Mensageiros da Palavra”); Pedro Correia,Diliana Pacheco e Juliana Rocha (elementos organizadores do DMJ 2012 do presente Grupo de Jovens da Ribeirinha – “Mensageiros da Palavra”); bem como a alteração na equipa da Pastoral Juvenil, com a saída do Diácono Luís Silva e a entrada do seminarista Rui Nunes. 


DINAMIZAÇÃO SOCIAL



Outros quatro momentos da Jornada Mundial de Juventude 2012 na ilha Terceira assinalaram o acolhimento no Terreiro do Paço (Serra da Ribeirinha), a chegada dos Grupos de Jovens da Ilha (10h00), ensaio dos cânticos para a Eucaristia e bênção dos ramos (11h00), seguindo-se a Procissão (Serra até Igreja Paroquial), com paragens marcadas pelo cântico de cada grupo de jovens.

A Eucaristia teve lugar na Igreja Paroquial de São Pedro da Ribeirinha (12h00), a qual precedeu o almoço na Casa do Povo da Ribeirinha e a montagem do símbolo do DMJ'12 construído com peças de puzzle e o canto do hino (15h00)."

Jornal União, 3 de Abril 2012

Vigília para o Dia Mundial da Juventude 2012



No dia 31 de Março de 2012 realizou-se a vigília de preparação para o Dia Mundial da Juventude em São Carlos e o Grupo de Jovens da Ribeirinha- Mensageiros da Palavra, mesmo com muito trabalho para o dia seguinte não pode deixar de estar presente neste evento pois nós também fazíamos parte dele.

Adoramos a vigília, super animada com cânticos muito giros, e ficamos todos com aquele bixinho de nervosismo para o dia seguinte..