sábado, 30 de março de 2013

Sábado de Aleluia

Sábado de Aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do Cristianismo, sempre antes da Páscoa. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

O Sábado Santo pode cair entre 21 de Março e 24 de Abril, e nesse sábado é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa, onde acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Na tradição católica, os altares são descobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.

Antes de 1970, no sábado de aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como abstinência de carne de gado, mas poderiam consumir peixe, etc. É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.


quinta-feira, 28 de março de 2013

Sexta-Feira Santa


Sexta-Feira Santa é um feriado religioso que se celebra na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.

Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, a Sexta Feira Santa é um feriado móvel. Celebra-se entre 22 de Março e 25 de Abril e serve de referência para outras datas, sendo a primeira sexta feira de lua cheia após o equinócio de Primavera no hemisfério norte, ou o equinócio de Outono, no hemisfério sul, celebrado a 21 de Março.

Na Igreja Católica este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, o período mais importante do ano litúrgico). A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.
Uma das principais tradições dos católicos praticantes é a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.
 
Na noite de Sexta-Feira Santa a Igreja realiza a Via Sacra, uma oração que tem como objetivo levar os cristãos a meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo.



terça-feira, 26 de março de 2013

Dia Mundial da Juventude 2013

Foi no passado dia 24 que nos dirigimos até São Bartolomeu para irmos ao DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE que o ano passado também se realizou na Ribeirinha.
Foi um dia muito animado, apesar da chuva, mas mesmo assim não arredamos pé, ficamos até ao fim a apoiar a nossa equipa "TU KÉS É ISSO" ihih :).
Sentimos saudades do que trabalhamos o ano passado, deu-nos imenso trabalho mas estas coisas valem sempre a pena :).
Os nosso parabéns ao Grupo de Jovens XTO pelo seu empenho e dedicação em tornar no dia 24 um grande dia para todos nós.
Resta-nos desejar boa sorte aos seguintes grupos que irão continuar esta nossa tradição. Ao grupo de Jovens do Porto Judeu pela elaboração da Vigília e ao Grupo de Jovens de São Sebastião pela organização do Dia Mundial da Juventude 2014.
Força irmãos!!


Intercâmbio com os ARCANJOS !!

Para iniciarmos bem o mês no passado dia 3 de Março fomos até às Lajes fazer um intercâmbio com o Grupo de Jovens Arcanjos. Lá passamos a tarde e tivemos várias actividades, rimos, reflectimos, trabalhamos em grupo e ainda animamos a missa lá nas Lajes juntamente com os Arcanjos as 19h. Adoramos passar o dia com os Arcanjos, podemos ver e descobrir as semelhanças que os nosso grupos têm e unir-nos ainda mais em Cristo nosso senhor. 
Aos nossos amigos e irmãos ARCANJOS o nosso muito obrigado pela tarde que nos proporcionaram :).


Janeiro 2013

Para iniciarmos bem o ano começamos por ir passar o dia com os nosso querido idosos da nossa freguesia  são muito animados, foi um dia em grande. No dia 2 de Janeiro fomos para o centro de idosos onde preparamos para ele uma tarde cheia de alegria e boa disposição. Foi muito gratificante para nós pois sentimos que todo o tempo que estivemos com eles nos enriqueceu de alguma forma e transmitimos-lhe alegria.


Depois desta actividade a nossa próxima foi o Baile de fantasias da Pastoral Juvenil no dia 26 de Janeiro. O ano passado se realizou na Ribeirinha, este ano, foi na Agualva. Também foi muito divertido e fomos fantasiados dos de igual forma, de MIMOS! eheh ;)




VOLTAMOS!!

Depois de tanto tempo se vir-mos ao blog por falta de tempo, cá estamos nós novamente para trazer-mos o relatório do que temos vindo a fazer desde o passado mês de Setembro, mês a antiga coordenação decidiu ficar mais um anito!
Depois do nosso churrasco que já é tradição recomeçamos as nossas reuniões semanais nas quais decidimos que uma vez por mês iríamos fazer uma apresentação sobre um tema que nos chamasse a atenção com o objectivo de por Deus mais nas nossas reuniões.
E foi no dia 10 de Outubro em que iniciamos esta actividade...Esta foi uma actividade que o grupo gostou e percebeu que era necessária para o nosso maior conhecimento de Deus e de nós próprios.


E a nossoa seguinte actividade foi o intercâmbio com  dois dos três grupos de Jovens da Freguesia das Lajes, sendo este o Grupo de Jovens Arcanjos e o Grupo de Jovens Unidos na Fé. Realizamos este intercâmbio no dia 1 de Dezembro, gostamos muito de conviver com estes dois grupos e ficar a conhecer mais um bocadinho deles.
A eles o nosso muito obrigado por terem aceite o nosso convite e passado o dia connosco.




Logo após as reuniões chegamos rapidamente ao Natal onde animamos a nossa missa da Catequese como sempre e fizemos o nosso Jantar de Natal ...


E como já temos como tradição não podíamos deixar de ir correr os meninos :)


E ainda participamos no Natal da Freguesia onde cantamos duas canções de Natal e também os Reis juntamente com o Folclórico da Ribeirinha "Recordar e Conhecer".


E fechamos o ano em grande!!!! ;)