terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia Mundial da Juventude 2012




"À semelhança dos anos anteriores, a Jornada Mundial da Juventude na ilha Terceira teve o seu ponto alto com a apresentação dos trabalhos nas áreas de dança, música e teatro.

Foram contemplados os grupos de jovens de Santa Rita, São Bartolomeu e Porto Judeu, respectivamente, no total de oito a concurso e duas dezenas presentes na Sociedade Filarmónica Recreio dos Lavradores da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, no dia 1 de Abril último.



Foram sete momentos e um dia inteiro de festa na partilha e divulgação da música e palavra cristã entre as camadas mais jovens da sociedade – a XXVII Jornada Mundial da Juventude na Ilha Terceira decorreu este ano na freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, denominada ao tema “Alegrai-vos Sempre no Senhor (Fl.4.4)”, e reuniu duas dezenas de grupos de jovens locais. 

A apresentação dos trabalhos nas áreas de dança, música e teatro contou com a criatividade dos grupos de Jovens de Santa Rita (dança); Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, São Mateus e Vila Nova (música); e Agualva, Raminho e Porto Judeu (teatro), num total de oito dos quais saíram vencedores Santa Rita, São Bartolomeu e Porto Judeu, sendo o júri constituído pelo Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, o Padre Alexandre Medeiros, e outros três representantes de movimentos e instituições da localidade que acolheu o encontro de carácter cristão. 

O programa contou ainda com a performance musical do Padre Jason Gouveia e a sua banda e, depois, com a entrega de lembranças a todos os grupos de jovens da ilha Terceira pela sua participação no DMJ'12 organizado pelo Grupo de Jovens da Ribeirinha – “Mensageiros da Palavra”. 

Para trás ficou uma cerimónia de homenagem a figuras que marcaram o trabalho e a actividade dos grupos de jovens em diferentes contextos – Wendy Ferreira e Henrique Lima (antigos membros do Grupo de Jovens da Ribeirinha – “Mensageiros da Palavra”); Pedro Correia,Diliana Pacheco e Juliana Rocha (elementos organizadores do DMJ 2012 do presente Grupo de Jovens da Ribeirinha – “Mensageiros da Palavra”); bem como a alteração na equipa da Pastoral Juvenil, com a saída do Diácono Luís Silva e a entrada do seminarista Rui Nunes. 


DINAMIZAÇÃO SOCIAL



Outros quatro momentos da Jornada Mundial de Juventude 2012 na ilha Terceira assinalaram o acolhimento no Terreiro do Paço (Serra da Ribeirinha), a chegada dos Grupos de Jovens da Ilha (10h00), ensaio dos cânticos para a Eucaristia e bênção dos ramos (11h00), seguindo-se a Procissão (Serra até Igreja Paroquial), com paragens marcadas pelo cântico de cada grupo de jovens.

A Eucaristia teve lugar na Igreja Paroquial de São Pedro da Ribeirinha (12h00), a qual precedeu o almoço na Casa do Povo da Ribeirinha e a montagem do símbolo do DMJ'12 construído com peças de puzzle e o canto do hino (15h00)."

Jornal União, 3 de Abril 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário